SEJA UM VERDADEIRO MAMUTE E NÃO ESPERE QUE A VIDA SEJA JUSTA
Há uma história relatada num filme infantil que tem aplicação ao nosso tema de concursos públicos.
Havia um mamute órfão que foi criado por uma famíliade gambás. Cresceu com hábitos de gambá: dormia de "cabeça para baixo", só saía para caçar à noite, comia insetos, enfim, tinha plena certeza de ser um gambá e se comportava como tal. Em determinado momento, ao avistar um abutre, o "mamute-gambá" deita no chão e finje que está morto - os abutres não atacam presas mortas. Ao ver essa cena, todos os outros animais ficam sem entender o porquê de tal atitude. Como um animal de mais de 4 metros de altura que pesa cerca de 10 toneladas pode ter medo de ser capturado pelas presas de um simples abutre? É um absurdo, não é mesmo?
Porém, muitos concurseiros são como esse mamute. Não sabem o potencial que guardam dentro de si, estão sempre à margem de si mesmos. Usufruem uma ínfima parcela de sua inteligência.
Se você olhar para as pessoas mais bem-sucedidas em qualquer campo, verá que não são necessariamente as melhores, as mais brilhantes, as mais rápidas e as mais fortes. Descobrirá que são aquelas com mair confiança. Se você entrar nessa jornada de concurseiro cheio de dúvidas e de inseguranças, suas chances de aprovação serão mínimas. Muitos são os que querem, mas poucos são os que acreditam. Sem crença é difícil agir na realização de metas. Acredite em si mesmo. Você é capaz, basta acreditar.
Não se veja menor que os ostros. As pessoas que passaram em concurso não são melhores nem mais inteligentes que você. Apenas reconheceram o próprio potencial e pagaram o preço para ter suas metas alcançadas. Se você se sente inferior aos outros, pensa em termos negativos e se considera incapaz, então é isso que se torna. Por outro lado, se você se considera capaz, acha que é bem sucedido, vivendo com confiança, então é isso o que se torna.
"Tudo o que você precisa já está em sua vida, aguardando apenas o seu reconhecimento."
Vença seus medos enfretando-os. Prove a si mesmo que você é capaz. Acredite no seu potencial. Forme uma visão inspiradora de si, do seu futuro. Visualize-se no dia da prova, sorrindo para ela e respondendo a todas as questões com ar de quem as está dominando e não sendo dominado por elas.
"O medo nunca levou ninguém ao topo." (Públio Siro)
Tentar ser o melhor é a única maneira de evitar arrependimentos. Determine que o número 1 é o lugar que lhe pertence, que foi feito para você. Tente o melhor, dê tudo o que puder, e será recompensado. Não tenha medo do fracasso. Desafie a vida com todo o seu poderio. Você tem o direito de fracassar, desde que tenha se empenhado ao máximo.
"Ouse fazer e o poder lhe será dado." (Goethe)
Concurseiro, decida que o topo do pódio é o seu lugar, ainda que as adversidades pareçam ser maiores. Encare as dificuldades com um largo sorriso, pois são elas que vão maximizar o prazer da vitória quando você chegar lá. Aceite o que a vida te dá, use o que tem e seja o melhor que puder.
(Fonte: Os Sete Hábitos do Concurseiro, de Elyesley Silva)
domingo, 1 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Desça o cascalho!!