Quanto maior a diversidade de cores no prato, maior será a quantidade de nutrientes importantes que ele irá conter. Além de bonito e atrativo, um prato diversificado pode, por exemplo, reduzir a incidência de cãncer.
Os pigmentos coloridos dos vegetais e frutas protegem nossas células contra a ação dos radicais livres, fortalecem o sistema de defesa, previnem as doenças cardiovasculares, favorecem a homeostase(mecanismos de ação do nosso organismo que faz com que tudo no nosso corpo permaneça em equilíbrio) da flora bacteriana intestinal e previnem contra doenças crônico-degenerativas.
BRANCO> Fortalecimento
Exemplos: banana, batata couve-flor, feijão branco e leite. Como são fontes de potássio e cálcio, contribuem para a manutenção dos ossos, favorecem a regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.
VERMELHO>A cor da força
Exemplos: pimentão vermelho, tomate, morango, melancia, goiaba. São indicados contra depressã, cansaço, ou falta de desejo sexual. O vermelho, proveniente do licopeno, aparece associado à vitamnia C, formando uma dupla com efeito antioxidante. Dentre seus benefícios, previne o cãncer e colabora para o tratamento do estresse.
AMARELO OU LARANJA>Reforço das defesas
Exemplos: mamão, cenoura, laranja, milho, abóbora. Ricos em betacaroteno, substância fundamental para a manutenção dos tecidos e cabelo. Têm muita vitamina C, participa, da ação antioxidante contra os radicais livres. A visão e o sistema de defesa também saem ganhando. Alguns desses alimentos também são capazes de previnir o cãncer de mama.
VERDE>Limpeza do organismo
Exemplos: abacate, quiabo, repolho, alface, abobrinha, brócolis, kiwi. Este pigmento está presente na clorofila, um importante energético celular. Desintoxica as células, inibe os radicais livres, protege o cabelo e a pele. Impede que o organismo absorva substâncias tóxicas.
MARROM>Regulador do intestino
Exemplos: soja, aveia, arroz integral, trigo, lentilha, nozes. Por serem ricos em fibras, favorecem o bom funcionamento do intestino e previnem a prisão de ventre. Também têm efeito antioxidante, vasodilatador e combatem a ansiedade e a depressão.
PRETO OU ROXO>Retardam o envelhecimento e cuidam do coração
Exemplos: ameixa, uva, jabuticaba, beterraba, repolho-roxo, alcachofra. Contêm antocianina, pigmento ligado à vitamnia B1. Os alimentos destas cores retardam o envelhecimento e impedem que substâncias cancerígenas alterem o código genético. Auxiliam o sistema nervoso, favorecem a circulação e protegem o coração. Também contêm boa quantidade de ferro.
(Fonte: Revista Sport Life)
domingo, 1 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Desça o cascalho!!